MAPA Encerra Missão na Índia Consolidando Avanços na Abertura de Mercados e Comércio Bilateral

Os dois países também estabeleceram colaborações para promover o aprimoramento genético e a nutrição animal.

Colheitadeira e um trator.

A missão oficial do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na Índia chegou ao seu término, com o foco em melhorar a parceria entre os dois países. Houve uma série de negociações e acordos.


Abertura de Mercados

Durante a missão, o Ministério da Agricultura e Pecuária conquistou avanços significativos na abertura de mercados na Índia. Um destaque notável é a abertura do mercado de avocado, bem como a finalização do processo de abertura para cítricos como limão-taiti, limão siciliano, lima ácida e tangerina. Além disso, foi firmado um memorando de entendimento que visa ampliar o mercado de soja, abrindo oportunidades para a venda de suplementos alimentares destinados à cadeia produtiva de leite na Índia.


Cooperação Bilateral

Durante a visita, o ministro e sua comitiva participaram do Seminário Internacional – Perspectivas e o Futuro da Índia e Brasil, em Nova Délhi, onde foram assinados memorandos de entendimento com o intuito de fortalecer a cooperação e fomentar o desenvolvimento do comércio bilateral entre os dois países.

A missão também incluiu reuniões com autoridades indianas de destaque, como o ministro da Agência de Segurança e Padrões Alimentares da Índia, Kamala V Rao, para discutir a importação de produtos brasileiros, incluindo a polpa e o açaí liofilizado. Além disso, o mercado para a exportação de refresco para a Índia foi aberto recentemente.


Parceria na Pecuária

Uma das importantes agendas da missão foi a reunião com a ministra da Agricultura e Bem-Estar dos Produtores da Índia, Shobha Karandlaje, onde questões relacionadas à abertura de mercados foram abordadas. Neste contexto, o Brasil passará a exportar avocado para a Índia, enquanto a Índia terá a oportunidade de exportar milheto para o Brasil.

Além disso, o encontro com o ministro da Pesca, Pecuária e Lácteos da Índia, Parshottam Rupala, resultou em um acordo de cooperação técnica para o melhoramento genético da raça girolando e cooperações científicas com instituições de ensino superior na capacitação profissional, consolidando uma parceria de longa data na melhoria genética do rebanho.


Redução Tarifária e Aumento de Cotas

A missão também abordou questões comerciais, como a redução tarifária e o aumento das cotas para cadeias produtivas de aves (frango inteiro e cortes de frango), suínos, algodão, frutas e suco de laranja. Durante uma reunião com o ministro do Comércio e Indústria, Assuntos dos Consumidores, Alimentos e Estoques Públicos e Têxteis da Índia, Piyush Goyal, foram discutidos acordos que têm o potencial de impulsionar o comércio entre os dois países.


A Transição Energética


O ministro Carlos Fávaro também teve a oportunidade de palestrar no encerramento do evento "O Diálogo sobre Transição Energética", enfatizando o papel do etanol como o "combustível do futuro" e destacando o envolvimento do Brasil e da Índia no Fórum Global de Biocombustíveis.

Além das reuniões de alto nível, a participação do Mapa na feira de alimentos World Food India trouxe a oportunidade de estabelecer novos negócios e parcerias.


Reportagem por Amanhecer Agrícola
Fonte: Mapa
Foto: Carlos Barengo por Pixabay

Postar um comentário

0 Comentários